segunda-feira, 10 de julho de 2017

FIA esclarece: Bottas moveu-se, mas não queimou a largada

A FIA rotulou a largada de Valtteri Bottas no GP da Áustria como um “julgamento fortuito”, mas confirmou que foi legal. O piloto da Mercedes saiu na pole position e se moveu um pouco antes das luzes vermelhas se apagarem mas de acordo com a direção de prova ele não chegou a queimar a largada. 
O piloto saiu da posição de largada apos 201 milésimos apos a luz vermelhas se apagarem, em uma repetição da largada na câmera onbord do carro do Bottas mostrou que que a Mercedes W08 também se moveu antes da largada. 
De acordo com o regulamento pode haver pequenos movimentos para ajuste de embreagem entre o ponto em que a ultima luz vermelha se acende ate que todas elas se apaguem, confirmou o porta voz da FIA.
“Descobrimos que precisamos permitir algum movimento muito pequeno, já que os pilotos às vezes precisam fazer ajustes de embreagem em preparação para a largada. Este sistema, dependente do tempo oficial fornecido pela Fórmula 1, está em operação há cerca de 20 anos e se mostrou tão confiável desde então, que todos os competidores sempre o aceitaram”, prosseguiu.
“No caso de hoje, Valtteri Bottas não excedeu esse limite (muito pequeno) antes da largada ser autorizada. Simplificando: ele fez um julgamento excepcionalmente exato e fortuito, antecipando o momento em que as luzes se apagaram com grande precisão. Qualquer movimento antes do momento em que as luzes se apagaram estava dentro das tolerâncias permitidas”, concluiu.
Sebastian Vettel, que terminou em segundo lugar atrás de Bottas, disse que ele não acreditava no citado tempo de reação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário