No primeiro dia de clasificaçao da temporada aconteceu de,tudo,tempestade, falta de luz, adiamento, fiscais retirando agua da pista com rodo. nesse sábado na pista de Albert Park, ou quase tudo falto o grid de largada do GP da Austrália que Abio a temporada de 2013 mesmo em baixo de chuva os pilotos foram para pista depois de algumas batidas a qualificaçao foi adiada, e eles vão para a pista realizar o Q2 E Q3 nesse domingo 11 h de domingo no horário local, seis horas antes da corrida, casso não consiga realizar a clasificaçao sera definido pelos comissários de prova.
Pela primeira vez na historia o treino foi adiado depois de adiar pro dia seguinte. Em 2005 e 2010 em Suzuka (Japão), a classificação também foi remarcada. Porém, na ocasião, as atividades sequer haviam começado.
O GP da Austrália está marcado para as 3h de domingo, com exibição ao vivo pela TV Globo e em Tempo Real com vídeos pelo GLOBOESPORTE.COM. Segundo a meteorologia, são boas as chances de chuva pela manhã, com sol e algumas nuvens à tarde. Mas tudo pode acontecer no quase imprevisível clima da região.
Pista molhada e show de rodadas
A chuva, que pouco antes já havia atrapalhado o terceiro treino livre, caiu com força próximo da hora programada para o início do treino classificatório (3h em Brasília, 17h em Melbourne). Por alguns minutos, chegou a faltar energia elétrica no circuito de rua montado em Albert Park. Devido à falta de segurança provocada pelas condições da pista, o começo da atividade foi adiado por diversas vezes. Mas depois de 30 minutos, os carros finalmente foram para a pista. E com o asfalto ainda muito molhado, o resultado foi um Q1 marcado por diversas rodadas e passeios pela grama. Confira o show de escapadas no vídeo.
A primeira vítima foi o novato Giedo van der Garde, que perdeu a asa dianteira da Caterham ao tocar no muro. Na sequência foi a vez de Lewis Hamilton rodar sua Mercedes e ficar atolado na saída da curva 2, precisando dar ré para sair. Felipe Massa também perdeu o controle de sua Ferrari, bateu de frente na barreira da curva 12 e quebrou o bico. O brasileiro ainda teve tempo de voltar à pista e fazer a sexto tempo do Q1. No minuto final, Charles Pic (Caterham) e Esteban Gutiérrez (Sauber) também bateram. O mexicano ficou minutos parado dentro do carro e causou apreensão, mas não havia nada de errado com ele. Sergio Pérez, Pastor Maldonado e Paul di Resta foram outros que passearam pela grama de Albert Park.
Com o fim da HRT, o grid da Fórmula 1 passou de 24 para 22 pilotos. Assim, a quantidade de eliminados nas duas primeiras partes do treino caiu de sete para seis em cada, para se chegar ao número de dez pilotos no Q3, a superfinal. Dos seis eliminados no Q1, quatro são estreantes: Gutiérrez (Sauber), a dupla da Marussia, Bianchi e Chilton, e Van der Garde (Caterham). Quem os acompanhou foram Maldonado (Williams) e Pic (Caterham). O único novato que avançou para o Q2 foi Valtteri Bottas, que superou o venezuelano companheiro de Williams. O melhor tempo do dia ficou com Nico Rosberg, da Mercedes, que anotou 1m43s380 com pneus intermediários em um momento que a pista melhorava com a pausa da chuva.
no intervalo entre o Q1 e o Q2, voltou a “cair o mundo”. A sessão foi seguidamente adiada e o único carro a sair dos boxes foi o safety car, para analisar as condições da pista. O diretor de prova, Charlie Whiting declarou não se sentir seguro para dar sequência ao treino. Quase uma hora depois do fim do Q1, a chuva ainda não dava trégua. Com a proximidade do fim da luz natural com o passar da tarde em Melbourne, os comissários optaram pelo encerramento das atividades, adiadas para a manhã de domingo local, noite de sábado no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário