domingo, 9 de setembro de 2012

Vettel e RBR discordam de punição por 'chega para lá' em Alonso

Sebastian Vettel não pontuou após abandonar o GP da Itália a poucas voltas do fim com problemas no motor de sua RBR. Mas suas chances de um bom resultado acabaram antes, quando foi penalizado com um drive-through (passagem pelos boxes) por dar um “chega para lá” em Fernando Alonso, da Ferrari, na Curva Grande, na 27ª volta da corrida (confira no vídeo). A vitória foi de Lewis Hamilton (McLaren). Perguntado se achou justa a punição, Vettel disse:

- Do meu ponto de vista, não. Mas não cabe a mim julgar.
O chefe da RBR, Christian Horner também discordou da decisão da comissão de prova:
- Efetivamente, é irrelevante após o abandono. Mas pareceu um pouco dura. Não pareceu justificar uma penalização – declarou, em entrevista ao site inglês “Autosport”.
O incidente foi semelhante ao episódio envolvendo Vettel e Alonso no GP da Itália de 2011, só que em papéis inversos. Na ocasião, o espanhol não recebeu nenhuma punição. Porém, dessa vez, Alonso passou com as quatro rodas na grama, enquanto no ano passado, Vettel saiu da pista com apenas metade do carro. Entretanto, o que deixou piloto e equipe mais chateados em Monza foi o problema no motor que fez o alemão deixar a prova e o jogou da vice-liderança para a quarta colocação no Mundial.
- Foi um problema no alternador, similar ao que eu tive no sábado de manhã. Perdemos pontos preciosos, mas fizemos o melhor que podíamos. Nosso ritmo não estava tão forte quanto os líderes, mas fazíamos uma boa corrida - lamentou o bicampeão mundial.
Com problemas no motor, Sebastian Vettel abandonou GP da Itália, em Monza (Foto: Getty Images)Com problemas no motor, Sebastian Vettel abandonou GP da Itália, em Monza (Foto: Getty Images)
Falha no motor Renault
A Renault, fornecedora de motores da RBR, pediu perdão à equipe e prometeu investigar o problema.
- Trocamos o alternador do carro de Sebastian no sábado mas, infelizmente, tivemos a mesma falha na corrida. Ainda estamos pesquisando para saber porque aconteceu. A peça superaqueceu e desligou o fornecimento de energia. Pedimos desculpas à RBR, já que isso claramente a prejudicou no campeonato. Resolver isso será uma prioridade para Cingapura – declarou Cyril Dumont, porta-voz da montadora francesa.
Webber também fica fora
E não foi só Vettel que teve um fim de semana duro em Monza. Seu companheiro de equipe, Mark Webber também deixou a prova no fim, pouco depois de perder o controle do carro na chicane Ascari (veja no vídeo abaixo). O australiano culpou o desgaste dos pneus e contou que, por segurança, decidiu se retirar da corrida.
- Nico (Rosberg) estava chegando com pneus frescos após o pit-stop e eu precisava continuar forçando para garantir alguns pontos. Talvez eu tenha forçado demais. Os pneus traseiros estavam completamente acabados, saí na Ascari, mas consegui evitar o muro. Porém, os pneus ficaram fortemente comprometidos e fiquei preocupado em danificar o carro. Andamos a 330 km/h aqui. Por isso, abandonamos – explicou.
Desapontado, Horner ressaltou que a RBR não via seus dois carros abandonarem a mesma prova desde o GP da Coreia de 2010. Ele relembrou o problema que tirou a vitória de

Nenhum comentário:

Postar um comentário