“oferecendo apoio operacional” à dupla no desenvolvimento do carro, que terá motor turbo V6 de 1,6 litro – uma
Miachel Schumacher e Rory Byrne comemorando uma vitória em 2002 (Foto: Agência Getty Images)
Considerado um dos “magos” do design de carros de competição, Byrne
havia se aposentado do mundo da F-1 após o longo período de sucesso com
os carros vermelhos. Formado na extinta Toleman, onde trabalhou com
Ayrton Senna, o engenheiro atuou com Nelson Piquet e Michael Schumacher
na Benetton, conquistando os campeonatos de 1994 e 1995 com o alemão.
Com a mudança de equipe, Schumi convidou o velho parceiro para integrar
um “dream team” na Ferrari, ao lado de Jean Todt e Ross Brown.Seu sucesso no período em que foi o responsável pelos modelos da Ferrari na Fórmula 1 é incontestável. Entre 1996 e 2006, o time faturou 87 vitórias (contra 100 de todas as rivais somadas), 72 poles, seis títulos de construtores, cinco de pilotos, além de 203 presenças de seus dois competidores no pódio. E sua nova função, Byrne também ajudará a montadora no desenvolvimento de modelos esportivos de luxo.
Os engenheiros Pat Fry e Simone Resta seguem responsáveis pelo desenvolvimento do modelo F138, com o qual a Ferrari disputará o Mundial 2013, que começará no dia 17 de março em Melbourne, onde será realizado o GP da Austrália.
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