domingo, 24 de fevereiro de 2013

'Cérebro' de carros para de funcionar e provoca frustração em Barcelona


ECU software (Foto: Divulgação/McLaren)
A pré-tepotada e a época dos melhoramentos na formula 1 (aerodinamica, nos pneus nos motores etc) não bastarem eles terem que se preocuparem com os desenvolvimentos agora tem que se preocupar com um software desajustado o ECU (eletronic central uni) computador central padrão para todos os carros da categoria, algo como o cérebro dos monopostos, tem brincado com a paciência de técnicos e engenheiros nos boxes.
O dispositivo desenvolvido pela McLarenElectronic Systems (MES) é responsável por gerenciar vários detalhes dos bólidos em tempo real. Ele capta informações como rotação do motor, temperatura dos freios e pressão do óleo. A captação dos dados funciona por meio de mais de 100 sensores espalhados pelo veículo. No entanto, o software da unidade sofreu uma pane geral em Barcelona.
A Red Bull foi uma das equipes que mais reclamou alegando que a falha tem gerado frustração.
- Não creio que somos os únicos a reclamar – disse o engenheiro chefe da equipe austríaca, Andy Damerum.
- Estamos impossibilitados de nos comunicar com nosso carro – acrescentou o engenheiro chefe da Williams, Dickie Stanford.
De acordo com a revista alemã “Auto Motor und Sport”, o problema foi tão grave que a maioria das equipes estavam operando às escuras.
- Era como a pré-história das corridas – declarou a publicação.
Tendo em vista a gravidade dos problemas e a importância vital das informaçoes eletrônicas para os testes, a MES se viu obrigada a usar o software da temporada passada.
- Todos os dias recebemos novos upgrades, porém temos certeza que até Melbourne tudo vai funcionar da maneira correta - afirmou Luca Marmorini, chefe do departamento de motores daFerrari.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Por mais pit stops, temporada 2013 terá combinações inéditas de pneus

Geraçao 2013 dos pneus Pirelli (Foto: Divulgação) Em busca de mais deputas durante a corrida, a Pirelli anunciou mudanças em seus pneus para essa temporada, fazendo pneus mais aderentes e menos  duráveis ao ano passado, porem essa não e a única mudanças preveis da fornecedora de pneus da categoria, com aclara entençao de forçar os pit stop, a fabrica italiana inova ao apresentar  pela primeira vez a combinação. Como  a do GP da Austrália que abre a temporada: com os pneus supremacia e médio, a estrategia irar pesar um pouco mais alem dos anos passados.
O escoredio circuito montado no Albert Park, em melboume, sera o único entre os quatro primeiros do ano que as equipes utilizarão os pneus suprermaios, que sera mais rápido meio segundo. logo na segunda corrida ira mudara as comfiguraçao completamente, logo uma semana depois na malásia os caros irão usar pneus duros e médios.

pit stop fernando alonso ferrari gp dos eua - Agência AP (Foto: Agência AP)  Com as mudanças, fornecedora quer provocar mais pit stops nas corridas (Foto: Agência AP)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Por mais pit stops, temporada 2013 terá combinações inéditas de pneus



Em busca de “mais incerteza” nas corridas, a Pirelli já havia anunciado mudanças em seus pneus para a temporada 2013 da Fórmula 1, produzindo unidades mais aderentes e menos duráveis em relação às do ano anterior. No entanto, estas não são as únicas novidades previstas pela fornecedora de pneus da categoria, que voltou a surpreender as equipes ao divulgar os compostos que estarão à disposição dos times nos quatro primeiros GPs do ano. Com a clara intenção de forçar um maior número de pit stops, a fabricante italiana inovou ao apresentar pela primeira vez algumas combinações. Como a do GP da Austrália, que abre a temporada: com pneus supermacios e médios, a estratégia terá um peso ainda maior do que nos outros anos.
O escorregadio circuito montado no Albert Park, em Melbourne, será o único entre os quatro primeiros do ano onde os times andarão com os novos supermacios, que prometem ser cerca de meio segundo mais rápidos que os anteriores. A configuração mudará completamente logo na segunda corrida, a ser disputada uma semana depois, na Malásia. Na pista de Sepang, os carros andarão calçados com os pneus médios e duros, repetindo o que foi feito em 2012.
pit stop fernando alonso ferrari gp dos eua - Agência AP (Foto: Agência AP)Com as mudanças, fornecedora quer provocar mais pit stops nas corridas (Foto: Agência AP)
Os pneus macios entrarão em ação na terceira etapa, em Xangai, juntamente com os pneus médios. Assim como na Malásia, a opção da fornecedora foi a de não modificar a combinação do ano passado, devido ao alto desgaste provocado pelo calor e pelo asfalto abrasivo do circuito chinês. Já no Bahrein, onde tradicionalmente eram usados pneus médios e duros, a Pirelli anunciou uma mudança de planos. No deserto de Sakhir, as equipes terão que alternar o uso de pneus macios e duros.
A partir das conclusões tiradas nestas quatro primeiras corridas, a empresa definirá as combinações que ficarão à disposição das equipes nas demais etapas

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Projetista campeão da 'era Schumi' volta à Ferrari para criar carro de 2014

Alguns homens foram fundamentais para a maioria dos títulos conseguido na época mais rápida da Ferrari, período que o piloto Michael Schumacher era o primeiro piloto da Ferrari, um dos nomes foi Rony byrme, olhando para o regula mento do ano de 2014, a equipe oficializou o retorno do sul-Africano espleno 69 anos, atuara em conjunto com Fabio montecchio e nicolas tombazis "oferecendo paio operacional" essa sera a dupla de desenvolvimento  do carro, dera motor turbo v6 de 1,6 litros- uma da mudansas radicais dos ultoms anos
 “oferecendo apoio operacional” à dupla no desenvolvimento do carro, que terá motor turbo V6 de 1,6 litro – uma
Miachel Schumacher e o projetista Rory Byrne comemorando uma vitória em 2002 (Foto: Agência Getty Images)Miachel Schumacher e Rory Byrne comemorando uma vitória em 2002 (Foto: Agência Getty Images)
 Considerado um dos “magos” do design de carros de competição, Byrne havia se aposentado do mundo da F-1 após o longo período de sucesso com os carros vermelhos. Formado na extinta Toleman, onde trabalhou com Ayrton Senna, o engenheiro atuou com Nelson Piquet e Michael Schumacher na Benetton, conquistando os campeonatos de 1994 e 1995 com o alemão. Com a mudança de equipe, Schumi convidou o velho parceiro para integrar um “dream team” na Ferrari, ao lado de Jean Todt e Ross Brown.

Seu sucesso no período em que foi o responsável pelos modelos da Ferrari na Fórmula 1 é incontestável. Entre 1996 e 2006, o time faturou 87 vitórias (contra 100 de todas as rivais somadas), 72 poles, seis títulos de construtores, cinco de pilotos, além de 203 presenças de seus dois competidores no pódio. E sua nova função, Byrne também ajudará a montadora no desenvolvimento de modelos esportivos de luxo.
Os engenheiros Pat Fry e Simone Resta seguem responsáveis pelo desenvolvimento do modelo F138, com o qual a Ferrari disputará o Mundial 2013, que começará no dia 17 de março em Melbourne, onde será realizado o GP da Austrália.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

RBR inova e abusa do roxo em novo carro para temporada 2013 da F-1

a equipe tricampeã mundial de construtores e de pilotos da formula 1, a RBR apresentou este domingo o carro que pode trazer outros títulos em 2013, logo o novo carro da RBR (RB9) foi projetado pelo mago da aerodinamica Adrian Newey chamou atenção da cores não do tecnologia  mas sim pelas cores  a escuderia austríaca préfirio  optar pelo roxo do que o azul tradicional.RBR apresentaa RB9 para temporada 2013 da Fórmula 1 (Foto: Reprodução)

 presença da cor roxa na nova RBR é em razão do aumento da participação de um de seus patrocinadores, uma divisão de carros de luxo de uma montadora japonesa. Outro destaque do RB9 é a manutenção do degrau no bico, que causou grande estranhamento dos fãs no ano passado. Assim como Lotus e Sauber, a equipe austríaca não quis fazer como a McLaren e camuflar o desnível com uma placa de metal permitida pelo regulamento.
A excentricidade da nova pintura contrastou com o modo que a RBR exibiu seu novo carro ao mundo. Conhecida por ações de marketing ousadas e irreverentes, a equipe foi discreta. Diferentemente das outras equipes que transmitiram suas apresentações online ao vivo pela internet, o time austríaco divulgou um vídeo de aproximadamente 3min na hora marcada para o lançamento, realizado na cidade inglesa de Milton Keynes. O clipe intitulado “Rhythm of the fabric” (ritmo da fábrica) combinava música com imagens mostrando o processo de criação do bólido.
RBR apresentaa RB9 para temporada 2013 da Fórmula 1 (Foto: Divulgação)Desenho da nova RBR para temporada 2013 da Fórmula 1 (Foto: Divulgação) A RBR foi a sexta equipe a apresentar seu carro para 2013. A temporada começa com o GP da Austrália, de 15 a 17 de março. Antes disso, as máquinas vão para a pista para a primeira sessão de testes de pré-temporada, de 5 a 8 de fevereiro, no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ferrari apresenta carro mais elegante e sem degrau no bico para 2013

A inda não da para saber se a Ferrari sera melhor que o ano passado que não tam bom no começo do ano para bater seus rivais, a nova Ferrari F138 foi combinado o designer  dese ano com a homenagem dos motores V8 que sera utilizado pela ultima esse ano  a tradicional escuderia italiana apresentou um bólido com linhas mais harmônicas, com destaque para o fim do degrau no bico, que causou grande estranhamento dos fãs na última temporada.lançamento novo carro ferrari temporada 2013 (Foto: Agência EFE)

Novos carros da temporada 2013

MONTAGEM GALERIA MOSAICO - lançamento carro mclaren 2013 (Foto: Agência AFP)

MOsaico montagem lançamento carro ferrari (Foto: Reprodução / Site Oficial da Ferrari)

MOSAICO lançamento novo carro force india temporada 2013 (Foto: Reprodução / Site Oficial da Force India)

O novo carro da temporada 2013

A segunda equipe a apresentar seu carro foi a McLaren, a primeira foi a Lotus uma semana  depois quem apresentou seus carro foi a Ferrari e force índia.
A temporada dese ano já começara no dia 18 e 17 de março, antens da temporada começar os carros vao para a pistas de testes da pre-temporada no dia 5 a dia 8, na pista jerez de la Frontera na espanha