domingo, 26 de agosto de 2012

Ferrari, Mercedes e Force India farão teste de novatos em Magny-Cours

palco de 18 GP da frança entre 1991 e 2008 o circuito de magny-cours volta a ter corrida da formula 1 este ano. mas desta veis para testar jovens pilotos. as equipes Ferrari, Mercedes e force índia realizarão atividades nos dias 11 e 13 do prosimno més na pista tradicional francesa, na semana seguinte averar o GP da Itália em Monza.
Massa venceu o último GP da França, realizado em Magny-Cours, em 2008 (Foto: Getty Images)Massa venceu o último GP da França, realizado em Magny-Cours, em 2008 (Foto: Getty Images)
- Trabalhamos incansavelmente para melhorar o local, que acaba de ser homologado com os padrões da F-1 para mais quatro anos. Estou certo que equipes e pilotos apreciarão o trabalho. Além do mais, este é um passo extremamente positivo na busca pelo retorno de uma corrida de F-1 em nosso circuito. Magny-Cours é candidato a sediar um GP da França futuramente. Será fantástico mostrar a pista e nosso conhecimento ao pessoal de alto calibre que estará presente – comemorou o dirigente.
Será o segundo teste de novatos na temporada. Em julho, Williams, HRT e Marussia avaliaram seus jovens pilotos no circuito de Silverstone, após o GP da Inglaterra. Segundo a revista inglesa “Autosport”, as escuderias tomaram a decisão de seguir para a França em razão da sessão na pista britânica ter sido reduzida para dois dias e por não estarem interessadas em participar da sessão programada para novembro em Abu Dhabi em razão do desgaste do fim da temporada.
A princípio, RBR, STR e McLaren continuarão com o plano original de testar seus jovens pilotos no circuito de Yas Marina, após o GP de Abu Dhabi. Sauber, Lotus e Caterham ainda não anunciaram suas decisões.
O fim de semana de sessões foi criado há dois anos como um modo para as equipes darem oportunidades a jovens pilotos ganharem rodagem na categoria em um período de restrição de testes. Na concepção original, as práticas aconteceriam sempre após a última etapa, como foi feito em Abu Dhabi, em 2010. Entretanto, já no ano passado, apesar de a temporada se encerrar no Brasil, os times optaram por realizar a atividade novamente nos Emirados Árabes Unidos.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ferrari admite que GPs chuvosos contribuíram para liderança de Alonso

quem viu o desempenho da ferrai nos treinos antes da temporada começar e na primeira corridas de 2012. na austrália era diviso imaginar que depois de 11 corridas, o time estaria liderando o campeonato com Fernando alonso com vantagem de 40 pontos  pontos à frente do segundo colocado, Mark Webber, da RBR. A evolução do carro da tradicional escuderia no ano é evidente: o espanhol venceu duas das últimas quatro provas. No entanto, os bons resultados do bicampeão vêm desde o início da temporada, incluindo uma surpreendente vitória em um chuvoso GP da Malásia, na segunda etapa de 2012. Relembre no vídeo.
O diretor técnico do time, Pat Fry, admite que justamente a chuva tem dado uma "mãozinha" ao longo do ano, já que o desempenho dos bólidos vermelhos na pista seca não é tão bom, mas ressalta que todos enfrentaram as mesmas condições climáticas.
- Sim, fomos ajudados pelo tempo, mas por que as outras pessoas não tiraram proveito dele também? Obviamente, se tivesse sido uma corrida completamente seca na Malásia, a história seria diferente. Não acho que precisamos nos esconder atrás do fato que o tempo nos ajudou. Nós precisamos continuar trabalhando nisso. Temos sorte de estar onde estamos. Parte disso é sorte com o tempo, mas todo mundo enfrentou essas condições. Eles têm que tirar o máximo também – disse em entrevista à revista inglesa "Autosport".
alonso ferrari gp da malásia (Foto: Agência Reuters)Engenheiro reconhece que corridas chuvosas favoreceram Ferrari e Alonso (Foto: Reuters)
No circuito malaio de Sepang, Alonso foi apenas o oitavo no treino classificaório, com pista seca. Na corrida, sob forte chuva, o espanhol brilhou e arrancou uma improvável vitória. E quando na Inglaterra e na Alemanha, 9ª e 10ª etapas, respectivamente, choveu na classificação, Alonso assegurou suas duas pole positions no ano. Apenas no GP da Europa, em Valência, o piloto da Ferrari não teve uma "mãozinha" da chuva para triunfar. Na ocasião, novamente falou mais alto o talento do espanhol, que havia largado da 11ª posição.
- Se eu acho que somos os mais rápidos em treinos classificatórios no seco? Não acho que somos agora, mas nas duas últimas sessões com pista molhada, impressionamos – destacou Fry.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Palco do GP dos EUA, Circuito das Américas recebe 1ª camada de asfalto

a corrida esta programada para 18 de novembro deste ano, o GP dos Estados unidos precisou  enfrentar obstacolos como atraso das obras alem dos atrasos de pagamento alem da desconfiança de algumas pessoas ligadas à Fórmula1. a três meses vem tomando forma cada ves mais perto de se realizar, a pista do Circuito das Américas, em Austin, recebeu sua primeira camada de asfalto.
Circuito das Américas, Austrin, GP dos EUA, Estados Unidos, Fórmula 1 (Foto: Divulgação)Camada de asfalto na parte interna do circuito de Austin, no Texas (Foto: Divulgação)
 
a pista já começou a ser pavimentada e ja esta cobrida a parte interna dos 5.516 metros da pista. No processo, foi realizada uma escavação de três metros de profundidade e, em seguida, colocada uma camada de 30mm de espessura, que contribuirá na fixação das camadas seguintes de asfalto. Simultaneamente ao trabalho na pista, os boxe, podi arquibancadas e ate paddock esta em todo vapor.
 
Circuito das Américas, Austin, GP dos EUA, Estados Unidos, Fórmula 1 (Foto: Divulgação)Funcionários trabalham na implementação da primeira camada de asfalto (Foto: Divulgação)
Circuito das Américas, Austin, GP dos EUA, Estados Unidos, Fórmula 1 (Foto: Divulgação)Obras nos boxes, arquibancadas e paddock seguem a todo vapor  (Foto: Divulgação)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Equipes da Fórmula 1 concordam em banir DRS duplo em 2013, diz site

O inovador duto aerodinâmico lançado pela Mercedes neste ano, que faz o ar percorrer sentido contrário à direção do carro, terá vida curta. De acordo com a revista inglesa “Autosport”, o sistema chamado de DRS duplo será banido a partir de 2013. A publicação afirma que as equipes da Fórmula 1 chegaram a um acordo para mudanças de regras que não permitam mais a utilização do conceito na próxima temporada.

O sistema gerou uma onda de reclamações de equipes rivais no início do ano. RBR e McLaren se queixaram na imprensa, enquanto a Lotus chegou a enviar um protesto à FIA no GP da China, vencido por Nico Rosberg, da Mercedes. As equipes alegavam que o duto seria ativado pelo piloto ao acionar a DRS, configurando uma violação ao regulamento.
Como justificativa, as escuderias compararam o sistema aos "F-Ducts", utilizado em 2010 por alguns times, que era acionado pelos pilotos (com a mão, braço, ou perna, dependendo de cada equipe), e foi banido pela FIA por medidas de segurança. No entanto, a entidade máxima do automobilismo mundial rejeitou os protestos e garantiu a legalidade da peça. As equipes lutaram pela proibição do DRS duplo durante a temporada em razão de o sistema ser complexo e caro para ser implementado nos carros.
Ar corre na direção contrária no complexo e inovador duto da Mercedes (Foto: Arte/TV Globo)Ar corre na direção contrária no complexo e inovador duto da Mercedes (Foto: Arte/TV Globo)
Após a FIA confirmar a legalidade do duto da Mercedes, a Lotus, uma das principais críticas, decidiu adotá-lo. O time inglês realizou testes nos fins de semana dos GPs da Alemanha e da Hungria e pode implementar a novidade na próxima prova, na Bélgica. Apesar da iminência da proibição para 2013, a escuderia garante que continuará trabalhando no desenvolvimento da peça.
- Sim, há mudanças nas regras para proibir o DRS duplo, mas ele gera benefício. Chegamos a pouco mais da metade da temporada, não é como se estivéssemos perto do fim. Então há grande vantagem de termos algo assim – garantiu o diretor técnico da escuderia, James Allison.
Compreenda como o sistema funciona:
Quando o piloto aciona o botão no volante, a asa móvel abre e deixa expostas entradas dos dutos nas laterais do aerofólio traseiro. O ar entra pelos dutos, percorre toda a carenagem - em sentido contrário ao do fluxo de ar que passa pelo carro - e sai na asa dianteira. Os dutos jogam o ar de cada lado dos aerofólios frontais, para que ele perca a função aerodinâmica, fazendo com que o carro ganhe mais velocidade nas retas. A novidade é mais efetiva nos treinos, quando o acionamento do DRS está liberado em todo o circuito. Na corrida, com o uso restrito para ultrapassagens e somente em área demarcada, o ganho não é tão grande.
F1 Gp da China Nico Rosberg (Foto: Reuters)Em um fim de semana de protestos das rivais, Rosberg levou a Mercedes à vitória na China (Foto: Reuters)

De olho no lugar de Massa, Pérez diz que é 'hora de saber' sobre Ferrari

a revelação da temporada 2012, o mexicano Sergio pérez e um dos nomes mais falados para substituir Felipe massa na Ferrari, se o brasileiro não renovar contrato para 2013. alem dos bons resultados com direito  a pódio no GPs da malásia e do canada, o piloto da sauber tem a ser favorito por ter uma grande ligação com a escuderia italiana pois e membro da academia de pilotos da Ferrari. ansioso para definir  seu futuro na F1, o piloto de 22 anos deu o recado o recado ao ser perguntado sobre a posibilidade

- Tem sido uma temporada muito pesada, mas o momento para pensar sobre meu futuro chegará logo. Se houver uma oportunidade com eles (Ferrari) ou outro time, a hora de saber é agora. Eu preciso ver as opções para decidir – disse à imprensa britânica.
Na nona colocação do campeonato com 47 pontos, Pérez leva a melhor no duelo interno com o companheiro de Sauber, Kamui Kobayashi. O japonês é o décimo colocado, com 14 pontos a menos. Um dos destaques do equilibrado campeonato, o mexicano está feliz com seu desempenho a bordo do carro da equipe suíça.
- Eu estou fazendo um ótimo trabalho nesta temporada. Estou provando que sou veloz e consistente também. Tive alguns altos e baixos, mas muitas coisas precisam ser levadas em conta. Não podemos esquecer que estamos em uma equipe média. Portanto, estou contente com a posição em que me encontro. Meu objetivo principal é continuar tendo boas corridas, e a partir daí, decidir logo como será meu futuro – analisou.
Pérez joga champanhe em Alonso no pódio do GP da Malásia (Foto: Getty Images)Pérez surpreendeu ao quase superar Alonso no GP da Malásia, em que ficou em 2º  (Foto: Getty Images)