sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

RBR, Ferrari e McLaren vão manter domínio na F-1 em 2013, diz diretor

as trés equipes que dominam o topo da tabela RbR, Ferrari  MCLarem provavelmente premanecerao liderando em 2013 e a opinião de Sam Michael (diretor esportivo da MCLaren) terceira no campeonato de construtores em 2012, para ele não terá  muitas mudanças mesmos as equipes medias se destacam um pouco mais, deve continuar restrita à tríade mais poderosa da categoria.
- As equipes médias poderão até se aproximar um pouco mais do que nos campeonatos passados, mas não chegarão a nos atrapalhar. Tudo continuará como antes, com McLaren, Ferrari e RBR lutando pelo maior número de vitórias. Sobre as outras equipes, não posso prever nada - disse Sam Michael.
Vettel vence GP de Mônaco seguido por Alonso e Button (Foto: Reuters)Vettel, Alonso e Button: RBR, Ferrari e McLaren devem dominar F-1 em 2013, afirma diretor (Foto: Reuters)
Representada pela dupla Lewis Hamilton e Jenson Button na temporada 2012, a McLaren subiu ao lugar mais alto do pódio em sete das 20 etapas, e somou 378 pontos. A RBR conquistou o tricampeonato consecutivo de construtores com o mesmo número de vitórias. A regularidade maior do time titular, formado pelo tricampeão Sebastian Vettel e por Mark Webber, garantiu 460 pontos à equipe austríaca. A Ferrari de Felipe Massa e Fernando Alonso ficou com o vice-campeonato, com 60 pontos a menos em relação à adversária.
Apesar da dominação das três equipes no retrospecto recente, o diretor esportivo da McLaren ressalta que equipes menores estão fazendo um bom trabalho para postular resultados melhores no futuro. O time inglês perdeu Lewis Hamilton para a Mercedes, que está investindo pesado na reformulação de sua equipe de engenheiros para ficar mais competitiva. Além disso, Michael ressalta a performance de Lotus e Force India, que se destacaram entre as equipes de segundo escalão.
- A melhor coisa da Fórmula 1 é que alguém pode construir um carro competitivo, encontrar um bom piloto e fazer parte de toda a ação. Tenho que dizer que a Lotus está fazendo um trabalho muito bom. A Force India também espera voltar forte para o ano que vem. E, é claro, temos a Mercedes - avaliou o diretor.
Alonso nos boxes do GP do Brasil (Foto: AFP)Para Michael, a Ferrari aposta todas as fichas em
Alonso para o próximo campeonato (Foto: AFP)
Na próxima temporada, a McLaren vai contar com os serviços do mexicano Sergio Pérez, que se consolidou como promessa da categoria após duas edições com a Sauber. A equipe inglesa chegou a reprovar a decisão de Hamilton, que fazia parte do time desde o início de sua carreira no automobilismo, mas Sam Michael acredita que o campeão mundial de 2008 será um bom adversário. Além disso, o diretor esportivo aposta em Fernando Alonso e Button para agitar a briga em 2013.
- Button, Alonso e Hamilton estarão no topo da disputa. E acredito que Alonso é, em especial, um adversário poderosíssimo. Ele está em seu auge e será um competidor formidável no ano que vem. Além disso, a Ferrari está muito empenhada em torno dele. Fernando, Lewis e Jenson são ameaças potenciais a Vettel na próxima temporada - arriscou.